Introdução

Os progressos obtidos nos últimos trinta anos pelo desenvolvimento científico, designadamente na área da saúde humana, e da biotecnologia, conduziram a consequências e feitos impensáveis. Deste modo, doenças que eram incuráveis hoje têm tratamento, casos tidos como impossíveis, como a manipulação genética de organismos vivos e a clonagem, são hoje práticas realizadas em laboratórios.

Assiste-se a um paradoxo, ao mesmo tempo que a humanidade obtém conhecimentos para poder melhorar a sua qualidade de vida, adquire também, conhecimentos para poder provocar danos em larga escala ou irreversíveis. Deste paradoxo, emergem questões éticas, colocadas em função do avanço científico e do progresso tecnológico. Estas questões não se referem às potencialidades do homem, isto é, do que é que o homem pode fazer, mas das suas responsabilidades, de modo a não por em causa a sobrevivência da humanidade. De outro modo, não se trata de aquilo que o homem pode fazer à luz dos conhecimentos da ciência, mas se ao aplicar todos estes conhecimentos científicos está preocupado em agir bem.

A aplicação das biotecnologias nas pessoas, nomeadamente o poder intervir sobre o gene, levanta interrogações de ordem moral.

Ainda o crescimento dos problemas ambientais desde os anos 60, resultantes da Revolução Industrial/antropocentrismo, a ausência de harmonia entre as pessoas e a natureza, por carência de valores, a urgência de mudança de mentalidades e comportamentos, o nascer de uma nova consciência ecológica e uma nova atitude ética da humanidade perante os desafios do mundo global, o progresso científico na área da saúde humana e da biotecnologia que levam a consequências inimagináveis, o nascer de questões éticas colocadas à humanidade em função do avanço científico e do progresso da tecnologia, a urgência que a sociedade aprenda, que forme cidadãos conscientes, ativos e participativos, desenvolvendo valores de solidariedade, colaboração e de amizade para com os seus semelhantes, com todos os seres vivos e não vivos, desenvolvendo atitudes positivas para uma melhoria da qualidade de vida.

É pois, neste contexto, que surge o Projeto de Bioética ConVida, de base humanista e o presente guião, pretende estabelecer linhas orientadoras, para o ensino da Bioética aos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola E. B. 2,3 El – Rei D. Manuel I- Alcochete. Para tal, é proposto um conjunto temáticas e ferramentas que poderão ser trabalhados, em todas as áreas curriculares.

A Bioética é uma disciplina recente de natureza transversal e multidisciplinar, que visa conceber as melhores modalidades de ação perante os impactos humanos dos progressos tecnológicos, num contexto biomédico de aumento de artificialização do humano, numa lógica de sobrevivência da espécie humana.

Razões

As razões que presidiem ao Projeto de Bioética ConVida prendem-se com o facto de:

  • Existir uma recomendação da Unesco, onde existe uma orientação clara, para que os estados encorajem as organizações intergovernamentais e governamentais, a participarem no esforço de implementarem o Ensino da Bioética.
  • O artigo nº 23, da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, invoca a necessidade de assegurar uma melhor compreensão das implicações éticas do progresso científico e tecnológico, em particular entre os jovens, invocando a necessidade dos estados de promoverem o Ensino da Bioética.
  • Não existir um Projeto que promova o Ensino da Bioética aos alunos do 5º e 6º ano de escolaridade do Ensino Básico, no Agrupamento de Escolas de Alcochete.

Equipa Responsável:

Todos os professores do 2º Ciclo do Ensino Básico.

Público Alvo:

Alunos do 5º e 6º ano de escolaridade do Ensino Básico.

Calendarização:

2º e 3º Períodos.

Objetivos:

  • Desenvolver um espaço de reflexão e debate da problemática das ciências da vida e as suas implicações.
  • Sensibilizar para a importância da preservação do ambiente natural e promover atitudes de respeito para com a Natureza.
  • Sensibilizar para problemas levantados pelo progresso da investigação científica.
  • Preparar os alunos para fazerem escolhas informadas e ponderadas.
  • Desenvolver atitudes de beneficência, autonomia, solidariedade, cooperação, de rigor e respeito pela vida e pelos outros.
  • Promover o diálogo respeitoso com o outro
  • Contribuir para o reconhecimento da Bioética como uma nova polarização valorativa.
  • Cultivar nos alunos habilidades de raciocínio crítico.

Áreas de Competência:

(Perfil do aluno, despacho nº 6478/2017, 26 julho)

  • Pensamento Crítico e Pensamento Criativo
  • Raciocínio e resolução de problemas
  • Relacionamento Interpessoal
  • Linguagem e Textos
  • Bem-estar saúde e Ambiente
  • Desenvolvimento Pessoal e autonomia

Atividades / Ações:

Sendo o Projeto de Bioética ConVida de natureza transversal assenta em duas ações.

atividades

Temas:

temas

Ações a Desenvolver

Ação | – Bioética está aí!

Calendarização: 2º Período

  • Dignidade humana e Direitos Humanos
  • Biomedicina
  • Ambiente
  • Valores éticos da prática desportiva / Doping

Temas

  • Dignidade humana e Direitos Humanos.

Disciplinas

  • História

Atividades

  • Visionamento de Power Point sobre Declaração Universal dos Direitos Humanos. / Reflexão e Debate.

Materiais

  • Recurso 02
  • Tarefa 02B
  • E. M. R. C.
  • Construção de um mural.
  • Visita a lar de Idosos.
  • Tarefa 02A
  •  Tarefa 02C
  • Inglês
  • Leitura da Universal Declaration of Human Rights (Unit Nations).
  • Recurso 03
  • Tarefa 03B

Temas

  • O que é a Bioética?
  • Direitos e deveres dos doentes.
  • Consentimento.
  • Doação de Órgãos.
  • História do Ser Humano.
  • Fertilização In Vitro/Investigação com embriões.

Disciplinas

  • Ciências Naturais

Atividades

  • Visionamento de Power Point/ Debates/ Reflexão sobre Questões éticas./ Assembleia de Turma. [1]

Materiais

  • Recurso 01
  • Tarefa 01A
  • Recurso 04
  • Tarefa 04A
  • Tarefa 04B
  • Recurso 05
  • Recurso 06A
  • Tarefa  06A
  • Recurso 06B
  • Tarefa 06B
  • Recurso 07
  • Tarefa 07A
  • Recurso 08
  • Tarefa 08A
  • Português*
  • Concuso” O Melhor texto/poema.” [2]
    Leitura de textos.
  • Tarefa 01B
  • Tarefa 01C
  • Tarefa 06C
  • Educação Visual*
  • E. V. T.*
  • Concurso” Melhor Banda Desenhada/Ilustração”. [3]
  • Educação Física
  • Concurso “ Melhor Dança”.
  • E. M. R. C*
  • Cartazes/ Marcadores*.

[1] Assembleia de Turma para os alunos do 6º ano: Tema Listas de espera.
[2] Temas alusivos à Biomedicina / Saúde.
[3] Temas alusivos à Biomedicia / Saúde.

Temas

  • Microplásticos.
  • Consumo da água.
  • Produção de CO2.

Disciplinas

  • Matemática.
  • Ciências Naturais.

Atividades

  • Visionamento de Power Point.
  • Visionamento de um filme.
  • Assembleia de Turma. [4]
  • Inquéritos junto das famílias: ”Meça Lá a sua Pegada Ecológica!”
  • Tratamento Estatístico da Informação (por turma).
  • Reflexão e Apresentação dos resultados à Comunidade Educativa.
  • Campanha de Sensibilização.

Materiais

  • Recurso 09
  • Tarefa 09A
  • Tarefa 09B

[4] Assembleias de Turma para os alunos do 5º ano: Tema: Microplásticos.

Temas

  • Valores éticos da prática desportiva.
  • Doping.

Disciplinas

  • Educação Física
    ( 2º e 3º Período).

Atividades

  • Leitura do Código de ética desportiva.
  • Trabalhos de pesquisa sobre Doping
  • Reflexão sobre as questões do Doping.
  • Reflexão sobre os valores éticos da prática desportiva.
  • Concurso de Danças Tradicionais.

Materiais

  • Recurso 10A
  • Tarefa 10A
  • Recurso 10B
  • Tarefa 010B
  • Recurso 10C
  • Tarefa 010C

Ferramentas/Recursos

Ferramenta

Tema/Atividade

Recurso 01

O que é a Bioética?

Tarefa 01A

Príncipios da Bioética

Tarefa 01B

Bioética- O que é?

Tarefa 01C

Origem da Bioética

Recurso 02

Dignidade humana e Direitos humanos.

Tarefa 02A

Direitos Humanos – A Ilha Caso Prático.

Tarefa 02B

Proteção da dignidade do Detido – Caso Prático.

Tarefa 02C

Demanda por nascimento injusto – Caso prático.

Vídeo 02A

História dos direitos humanos.

Recurso 03

Declaração Universal dos direitos Humanos.

Recurso 03B

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Recurso 04

Direitos dos Doentes.

Tarefa 04A

Direitos e deveres dos doentes (Ficha informativa).

Vídeo 04

Conhece os seus direitos enquanto utente dos serviços de saúde.

Tarefa 04B

Listas de Espera
(Assembleias de turma do 6º ano) – 3º período

Recurso 05

Consentimento Informado.

Vídeo 05

Consentimento Informado.

Recurso  06A

Doação de Órgãos.

Tarefa 06A

Valores Éticos na Doação de Órgãos.

Vídeo 06A

Doação de Órgãos.

Recurso  06B

Tráfico de Órgãos.

Tarefa 06B

Diferentes fases de um transplante.: Como é que um transplante é bem-sucedido?
Caso Prático: Caso nº1- Duas meninas gêmeas.

Vídeo 06B

Tráfico de Órgãos.

Tarefa 06C

Transplatação de Órgãos

Recurso 07

História do Ser Humano.

Trarefa 07A

História do Ser Humano: Questões éticas.

Recurso 08

Fertilização In Vitro / Investigação com embriões.

Trarefa 08A

Fertilização in Vitro/Investigação com os embriões: Questões éticas.

Recurso 09

Marca do Homem nos Oceanos.

Trarefa 09A

Estima-se que já existam 150 milhões de toneladas de plástico no mar.
(Assembleia de turma 5º ano) – 2º Período

Trarefa 09B

Meça Lá a sua Pegada Ecológica!!!
Inquérito sobre os hábitos do nosso dia a dia.

Vídeo 09

Microplásticos

Recurso 10A

Código de ética no desporto.

Tarefa 10A

Falamos do quê? O que é a ética?

Recurso 10B

Ética desportiva para todos.

Tarefa 10B

Valores da ética desportiva.

Recurso 10C

Dopagem no desporto.

Tarefa 10C

O que necessito saber da luta contra o doping no desporto?

Ação || – Comemoração do Dia da Bioética

Calendarização: 3º Período (28/05/2019)

Avaliação

Questionário aos alunos e professores que participarem no projeto.

Obrigado!

O futuro da humanidade está nas mãos daqueles que são capazes de transmitir às gerações do amanhã razões de vida e de esperança.
João Paulo II